Alterações no sono podem afetar a saúde mental

19/01/2024
11:37:28

O sono influencia muito na saúde. Uma noite mal dormida pode afetar o desempenho no trabalho, estudo, outras atividades diárias, perda de memória, desânimo e tristeza. Além disso, o sono desregulado pode indicar muitos problemas, inclusive alguns transtornos mentais. 

“Alterações no sono podem indicar desde questões biológicas específicas, até a existência de transtornos mentais preexistentes ou em curso. Muitas pessoas com quadros de ansiedade, depressão, hiperatividade e outras condições, podem apresentar alterações significativas na qualidade do sono e até mesmo a privação do sono.” explica o psicólogo, Gabriel Santos. 

O número de pessoas que se encontram nessas condições é alto. Segundo dados divulgados pela Agência Brasil EBC, 65% dos brasileiros têm problemas com o sono. Alguns grupos sociais específicos têm maior predisposição para desenvolver a insônia ou questões relacionadas a desregularidade do sono, são eles: profissionais da saúde que trabalham em plantões, idosos, responsáveis e familiares de crianças pequenas, trabalhadores noturnos e também pessoas com disfunções ou condições orgânicas, entre outros.

O sono é uma necessidade fisiológica  importante para a saúde, pois é através dele que é consolidada a memória, rejuvenescimento do sistema imunológico, descanso, regulação do apetite e regulação do ritmo cardíaco. São necessárias em média sete a oito horas de repouso diário para um relaxamento eficaz. 

Quando o sono excede demasiadamente essa quantidade de horas recomendadas também pode ser um indicativo de algum transtorno mental. “O sono quando ele é extremamente excessivo precisa ser entendido. A depressão é um dos fatores que devemos estar em alerta máximo em relação a essa hipersônia. Apesar de dormir bastante, a pessoa acorda cansada e muitas vezes não consegue manter o seu trabalho ou desenvolver outros tipos de atividade”, diz a psicóloga Kesleyane Santos. 

Observar os sintomas e buscar ajuda é fundamental. Ambos os profissionais entrevistados para esta matéria recomendam o mesmo caminho: a busca pelo profissional especialista. “Ao perceber qualquer alteração na qualidade do sono, principalmente quando a pessoa tem o sono repartido, com dificuldade para iniciar ou manter, ausência de sonhos, entre outros. A orientação é buscar ajuda profissional na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de profissionais especialistas nas áreas da psiquiatria e psicologia. Esse movimento pode permitir o acesso e o cuidado com a qualidade e saúde do sono, bem como prevenir ou tratar as causas relacionadas aos quadros de insônia ou transtornos mentais e comportamentais. O acesso à informações de qualidade pode ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento da consciência dessas questões, sendo um diferencial nos cuidados com a Saúde Mental.”, sugere o psicólogo Gabriel. 

“Se a gente não tiver uma boa noite de sono tudo desanda tudo. Então precisamos dar prioridade a isso e buscar médicos especialistas e buscar também um psicólogo para entender mais a fundo para entender em conjunto como trabalhar a nossa saúde mental da melhor forma.” conclui Kesleyane.


Irllen Sousa / Ascom Apae Aracaju